FANDOM


O Evento ou Noite Eterna é um fenômeno físico que atualmente afeta cerca de 2/3 de Dohman. É uma gigantesca quantidade de matéria escura que está se aglomerando e se espalhando pela atmosfera, condenando o planeta inteiro a uma escuridão eterna.

Tal matéria escura só interage gravitacionalmente com outras matérias, então continentes e mares atingidos pelo Evento não recebem calor da estrela que o planeta orbita. Por isto supõe-se uma Era Glacial caso a escuridão se alastre e cubra toda a Dohman.

Os 2/3 Edit

Em Dohman somente Omnium jaz a luz do dia, e o restante do planeta já caiu na escuridão do Evento. Os demais continentes tem seus estados quase desconhecidos. Pequenas vilas e civilizações ainda existem, se aquecendo em fogueiras embora algumas sejam mais industrializadas. Alguns continentes tem verdadeiras cidades fantasmas, onde já não se encontra mais vida.

Os oceanos tem sua temperatura baixa já que não recebem calor, e como plantas não realizam mais fotossíntese toda vida nas águas morreu. Em determinados pontos do planeta os oceanos aos poucos vão entrando em estado de solidificação, congelando e reforçando a teoria de uma possível nova Era Glacial.

Clima Edit

As chuvas no restante de Dohman costumam ocorrer normalmente, já que a precipitação das nuvens não interage com a matéria escura do Evento. Porém sem receber calor, os 2/3 tragados por trevas grande parte das águas não evapora tão facilmente, por isso chuvas ocorrem com  menor frequência.

As estações do ano acabam por ser mal definidas no restante do planeta, fora Omnium. Os verões não costumam ter temperaturas muito altas, e invernos extremamente rigorosos com temperaturas baixíssimas. Outonos se caracterizam pelas tradicionais quedas de folhas em vegetações e primaveras com raros aparecimentos de frutos.

Flora Edit

As vegetações do restante do planeta parecem ter praticamente morrido. Sem a presença de um sol, as plantas não realizam fotossíntese e acabam morrendo.

Sem fotossíntese, a atmosfera de Dohman se torna cada vez mais rarefeita em oxigênio.Poucas vegetações sobreviveram ao Evento, principalmente as rasteiras.

Algumas civilizações ainda preservam reservas florestais em estufas porém só as mais avançadas tecnologicamente, sendo poucas.

Fauna Edit

A atmosfera em Dohman é naturalmente rica em oxigênio, por isto uma abelha do tamanho de uma laranja por exemplo, é algo completamente normal.

O Evento não mudou isso muito, apesar da ausência da fotossíntese diminuir aos poucos a quantidade de oxigênio na atmosfera, mas a escuridão densa acaba desorientando muitos animais que dependem da luz do dia para se guiar. Isso faz com que parte a fauna torne-se extremamente agressiva e hostil.

O Evento além de jogar Dohman num globo de trevas, também aumentou picos de absorção cósmica pelo planeta gerando animais mutantes como gigantescos golens de pedra, ou ninfas aquáticas humanóides. Para mais informações leia o artigo Magia.

Consequências Edit

A escuridão eminente fez com que quase toda a população sobrevivente tenha imigrado para Omnium. Com suas religiões teístas extremamente distintas, todos os imigrantes se isolaram em províncias diferentes no continente, divido em Norte e Sul tendo a enorme porção de terra cortada ao meio por terras vulcânicas.

O restante da população que continuou em outros continentes de Dohman sobrevive como podem. Já não existem mais comércio nem fontes de renda, já que agricultura e pecuária se tornaram impraticáveis. O que ocasionalmente acontece é o escambo de bens entre o restante das civilizações isoladas da luz.

A temperatura cai a cada ano, cerca de 2,3 graus - em Celsius - gerando temperaturas baixas e cada vez menores conforme o tempo passa.

Caso as estatísticas continuem desta maneira, ou piorem, sugere-se uma nova era em Dohman com temperaturas baixíssimas com gelo e nevasca se alastrando por todo o planeta extinguindo a vida por todo o globo.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.